| NIPON SPA JAPONÊS - AGORA COM NOVAS VALÊNCIAS | CARTÃO BP PLUS AGORA COM MELHORES CONDIÇÕES NA AQUISIÇÃO DE COMBUSTIVEIS | FREENOW | LOCARENT UMA NOVA FORMA DE TER VIATURA |
Actividades Desportivas
Cultura e Lazer
Actividades Sociais e de Comunidade


LINKS DE PARCEIROS









09/10/2013
Viagens - Recordações do Passeio ao Douro Vinhateiro – Na Rota das Vindimas

Actividades Sociais e de Comunidade

Recordações do Passeio ao Douro Vinhateiro – Na Rota das Vindimas Viagens


RECORDAÇÕES DO
PASSEIO AO DOURO VINHATEIRO – NA ROTA DAS VINDIMAS
13 a 15 de Setembro/2013



1º DIA - Saímos do PMOIII pelas 07H00, fazendo depois uma paragem para pequeno-almoço. Seguimos em direcção ao PORTO (Hotel Tryp Porto Expo) onde foi servido o almoço (buffet) que até estava muito bom. Após o repasto, seguimos em direção a VILA REAL para nos instalarmos no Hotel Mira Corgo. Depois de um pequeno descanso, iniciámos a descida pela estrada nacional onde pudemos apreciar os lindos vinhedos até Stª Marta de Penaguião, onde nos esperava uma visita às Caves de Santa Marta, onde nos foi explicado todo o processo de laboração da Adega e respetivo processo de vinificação. No final, foi-nos oferecido uma prova de vinhos e visitámos a loja onde alguns colegas aproveitaram para comprar algumas garrafas dos vários vinhos ali produzidos.


Pelas 20H00, tivemos um Jantar temático com a Ferreirinha. Enquanto decorria o jantar fomos brindados com uma peça de teatro (grupo amador de estudantes) alusivo à D. Antónia Ferreira, nascida na Régua em 1811, mulher determinada e corajosa, que gostava de ajudar os mais pobres e teve a coragem de desafiar homens muito poderosos. Muito havia para dizer sobre esta corajosa mulher. Após o jantar, regressamos ao hotel e assim terminou este primeiro dia.

2º DIA – Saímos pelas 09h00 em direcção a Alijó, onde depois de uma pequena paragem para um cafezinho, seguimos depois para Favaios, onde nos esperava o Sr. Luis Barros que nos acompanhou numa visita a uma padaria tradicional onde o pão ainda é amassado á mão e cozido em forno de lenha. Acompanhados ao toque de concertina e bombos foi-nos servido pão quente com manteiga e queijo (uma delícia).


Seguidamente fomos para a Quinta da Avessada onde o Sr. Luis Barros, filho do dono da Quinta, nos ia falando sobre os vinhos ali produzidos. Visitámos também os jardins da Enoteca, saboreando um moscatel ao som da concertina. Como estava na hora do trabalho foram-nos distribuídos baldes, tesouras, chapéus e lenços e lá fomos todos em grande animação até aos vinhedos onde se iniciou o corte da uva e o seu transporte para o lagar, sempre acompanhados pelos cânticos tradicionais e toque da concertina. O entusiasmo do grupo foi tanto que conseguimos vindimar cerca de 1500 Quilos de uvas. Como estava na hora do almoço regressámos á quinta para um fabuloso almoço e sempre ao toque da concertina. Foi grande a animação com baile e boa disposição, mas estava na hora do regresso ao trabalho, agora era necessário pisar a uva já apanhada. Depois de uma breve explicação sobre a pisa da uva, deu-se o início da mesma e mais uma vez o grupo mostrou que sabia da coisa, sempre acompanhados ao ritmo do grupo de cantares.


Depois da pisa mais uma prova de vinhos licorosos, sempre acompanhado pelas explicações do Sr. Luis Barros. Perto da 17H30 foi-nos servido um lanche, sempre acompanhado do bom vinho do Douro. Cansados, mas alegres e felizes por um dia bem passado regressámos ao Hotel para jantar e o merecido descanso.

3º DIA - Após o pequeno-almoço, saímos em direcção ao Pinhão, com uma paragem para apreciar os lindos painéis de azulejos da estação dos comboios, seguindo depois para Peso da Régua, sempre acompanhados pelas magníficas paisagens das vinhas. O almoço foi servido no Restaurante Varanda da Régua, com uma vista espetacular sobre o Peso da Régua. Após o almoço seguimos para Lamego onde nos esperava o comboio turístico para uma visita panorâmica e breve paragem no Santuário da Senhora dos Remédios. Antes de sairmos de Lamego fomos presenteados com uma prova de enchidos e presunto, uma oferta simpática da Agência Cotovia.


Iniciámos o regresso a Lisboa onde chegámos pelas 22h30, cansados mas contentes e felizes por estes três dias maravilhosos passados em ambiente de grande camaradagem.


A todos os meus agradecimentos pela pontualidade e civismo demonstrados.
Um agradecimento especial à D. Natércia da Agência Cotovia, que nos acompanhou e que ao longo de todos os dias desde a saída de Lisboa até ao regresso, nos foi dando várias e múltiplas informações sobre os locais por onde passávamos e avivando-nos a memória com alguns dados Históricos. Também deixamos aqui um agradecimento ao Sr. Francisco que foi o nosso motorista nestes três dias demonstrando um grande profissionalismo e ótimo companheiro de viagem.


Muito obrigado a todos e … até breve!

Um abraço

Manuel Alípio
Luís Ribeira





Veja aqui a reportagem fotográfica deste Passeio




Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
Todos os Direitos Reservados

Politica de Privacidade | Politica de Cookies

Criado e Mantido por Megasites

Jerseys alexatopwebsiteszap.blogspot.com alexatoprankedwebsites.blogspot.com myalexatopwebsites.blogspot.com alexatopwebsitesonline.blogspot.com alexatopwebsitesweb.blogspot.com alexatopwebsitescenterr.blogspot.com bestalexatopwebsites.blogspot.com realalexatopwebsites.blogspot.com alexatopwebsitesline.blogspot.com onealexatopwebsites.blogspot.com https://www.authenticjerseystore.com buynfljerseys https://www.cheapsteelersjerseys.top https://www.cheapjerseyssale.cc https://www.cheapauthenticnikenfljerseys.com https://www.chiefsjerseycheap.top https://www.customnikenfljerseys.com mostjersey https://www.footballjerseys.cfd https://www.kennyjersey.com https://www.knockoffjerseys.cyou https://www.mlbjerseysfromchina.top https://www.mensnfljerseys.top https://www.nfljerseyschina.net https://www.nfljerseysforkids.top https://www.nflnikejerseys.top https://www.nflfootballjerseys.top https://www.shopnfljerseysonline.com shopforauthenticjerseys.de sportsjerseyschina.top superbowljerseys.top footballjerseywholesale.top cheap fans jerseys lynfordgeben.wordpress.com